ASSESSORIA CONTÁBIL: Por que devo contratar?

Contar com uma boa assessoria contábil é tão importante quanto confiar no trabalho da sua equipe financeira. Ambos estão gerindo seu patrimônio e direcionando seu negócio, ainda que as atribuições sejam diferentes.

Em resumo, os contadores têm a função de identificar, mensurar e analisar todos os eventos financeiros da empresa, traduzindo os dados em relatórios que apoiam a tomada de decisão da gerência. Uma assessoria contábil pode ser útil, por exemplo, na decisão sobre o enquadramento fiscal de determinada empresa.

Vale ressaltar que, quanto mais informações relevantes forem disponibilizadas pelo cliente, e mais organizadas elas forem, mais instrumentos a assessoria terá para fazer uma análise objetiva e eficiente sobre a real situação da empresa.

 

Vantagens de se contratar uma Assessoria Contábil:

Sem dúvida a maior vantagem de se contratar uma assessoria contábil é a implementação de melhorias que agreguem valor à empresa como um todo. Porém, uma assessoria contábil pode oferecer muitos outros benefícios as atividades da empresa, como: 

  • Oferecer uma visão externa, sem vícios nem ideias pré-concebidas pela empresa, especialmente na fase de diagnósticos;
  • Vantagem da parceria cliente/assessoria – união do know-how interno com a experiência externa;
  • Auxílio na escolha do regime tributário ideal, orientação quanto à classificação fiscal, redução de gastos com impostos e mais eficiência na administração financeira;

 

Guarusol Contabilidade

 

Como escolher um escritório de contabilidade?

Iniciar a sua busca pela internet é um passo válido, mas lembre-se de que o escritório deve ser localizado na mesma cidade que a empresa. Isso porque a legislação contábil e as obrigações tributárias podem variar bastante em diferentes locais.

Uma opção é solicitar aos escritórios uma breve relação de clientes para procurar referências. É possível, também, buscar indicações de empresários conhecidos que estejam satisfeitos com o trabalho de suas assessorias contábeis.

 

Acompanhamento

O empresário sempre deve conhecer minimamente os tributos e os encargos que incidem na atividade da empresa, para que assim consiga acompanhar o recolhimento desses tributos. Ele deve solicitar periodicamente à empresa contábil a certidão negativa dos principais órgãos (Receita Federal, Secretaria da Fazenda e Prefeitura Municipal), que é um dos indicativos de que a empresa não possui pendências. 

É importante acordar em contrato ao menos um encontro por mês com os profissionais da contabilidade, nem que seja para tomar um café e ter um panorama geral de como andam as finanças. Isso agrega valor ao trabalho de ambos os lados.

 

Documentação

Os Documentos da constituição da empresa, como o registro de firma individual e/ou contrato social e os registros em todas as repartições fiscais, como o CNPJ e o alvará de funcionamento devem ficar em posse da empresa, além de todos os documentos referentes à atividade, que retornarão à empresa logo após sua utilização pela assessoria contábil, são eles: 

  • Notas fiscais de compras;
  • Despesas gerais (água, luz, telefone);
  • Talonários de vendas;
  • Guias de recolhimento de todos os tributos;
  • Extratos bancários;
  • Livro ou ficha de registro dos empregados;
  • Registros de ponto dos funcionários, para averiguação do Ministério do Trabalho.

 



Deixe uma resposta