Como controlar o meu fluxo de caixa?

Fluxo de caixa é uma ferramenta que permite controlar as finanças já que, monitora as entradas e saídas de dinheiro da empresa (movimentação de capital) em um período de tempo determinado. Deixando mais fácil organizar os gastos e fazer uma gestão eficiente do negócio.

1 – Registre e categorize todas as movimentações
Seja qual for o valor gasto ou recebido, é muito importante registrar todos eles. Dessa forma, você pode organizar as contas da maneira correta e evitar o desperdício de dinheiro. É essencial separar tudo em categorias diferentes, para que seja mais fácil identificar os principais tipos de gastos e receitas e de onde eles vêm.

2 – Verifique o fluxo de caixa diariamente
Fazer um acompanhamento diário da movimentação do fluxo de caixa ajuda a evitar surpresas. Afinal, esse processo permite que você possa se planejar e, como consequência disso, prever situações complicadas e tomar atitudes antes mesmo que elas aconteçam.

3 – Planeje e gerencie o estoque
Na maioria das vezes, seu estoque é um capital que não rende juros nem gera renda, ou seja, é um capital imobilizado. No entanto, o dinheiro investido nele pode impedir que você aproveite outras oportunidades mais lucrativas para sua empresa. Algumas perguntas, como “qual é o valor do seu estoque hoje?” e “qual é o limite máximo e mínimo do seu estoque?”, ajudam você a entender o nível de controle que tem sobre ele e quais decisões pode tomar para não ter prejuízos.

4 – Pense em longo e em curto prazo
Por meio do fluxo de caixa é possível fazer uma projeção média para todo o ano. Com ele, você pode avaliar diferentes cenários e já se preparar para as mais diferentes adversidades. Portanto, estipule seus gastos e ganhos também no fluxo mensal. Assim, no fim do mês, compare o que você planejou com o que foi realizado. Dessa forma, é possível saber quais foram as despesas inesperadas e como fazer para evitá-las no futuro.

5 – Conte com a ajuda de um sistema de gestão financeira

Apesar de ser possível fazer o fluxo de caixa em uma planilha, ela nunca será a melhor opção, pois não garante o mesmo nível de segurança e controle que um sistema específico e automatizado para este fim. Portanto, contar com um software de gestão online é uma maneira de deixar o seu trabalho mais prático, seguro e preciso.

Leia mais: Formas de controlar as finanças na sua empresa



Deixe uma resposta