Contabilidade: obrigatoriedade para todas as empresas

A contabilidade estuda as variações ocorridas no Patrimônio (conjunto de bens, direitos e obrigações) das entidades. Por meio desse recurso são fornecidas as informações úteis que facilitam as tomadas de decisões empresariais, registra, também, as movimentações existentes no patrimônio e formula relatórios sobre as situações das empresas, analisando os resultados alcançados.

A contabilidade é uma importante ferramenta para grandes e pequenas empresas, porém, ainda hoje é um assunto deixado de lado. Confira a importância e motivo da obrigatoriedade da contabilidade para todas as empresas:

EXIGÊNCIA LEGAL DO CÓDIGO CIVIL

Por lei, a contabilidade é necessária para qualquer empresa. Segundo o artigo 1.179 do novo Código Civil brasileiro (conjunto de normas que determinam os direitos e deveres das pessoas, dos bens e das suas relações no âmbito privado), o empresário é obrigado a seguir um sistema de Contabilidade e levantar, anualmente, o seu Balanço Patrimonial.

LEIA MAIS:

Guia sobre o Balanço Social: o que é e como fazer com a ajuda de seu contador.

A importância de um bom contrato terceirizado

CONTROLE DE PATRIMÔNIO

A contabilidade também é de extrema importância na gerência da sua empresa. Ela é obrigatória por realizar o controle de patrimônio, principalmente por meio da escrituração contábil, que deve ser realizada por um contador qualificado. Ela é uma ferramenta para administrar sua empresa de forma eficiente, pois através de relatórios contábeis as decisões gerenciais podem ser tomadas com mais assertividade e o resultado financeiro fica mais claro.

QUEM É OBRIGADO?

A obrigatoriedade é prevista para todas as pessoas jurídicas do país, incluindo as micro e pequenas empresas, optantes ou não pelo Simples Nacional. Apenas o Microempreendedor Individual (MEI) está dispensado da obrigatoriedade legal. A escrituração contábil regular pode ser uma grande ferramenta para administrar uma pequena empresa de forma eficiente, tomando decisões gerenciais através dos relatórios contábeis.

Para realizar suas obrigações contábeis, conte sempre com a Guarusol.



Deixe uma resposta