Formas de controlar as finanças na sua empresa

Nunca é fácil administrar as contas de uma empresa. São muitas coisas para lembrar de pagar, comprar, vender… Mas não se preocupe! Iremos te dar algumas dicas de como controlar suas finanças de forma eficiente e autônoma.

A primeira coisa: Não misture o seu dinheiro pessoal com o dinheiro da empresa. Encare que, mesmo você sendo dono do negócio, você também é funcionário dele e precisa receber um salário. Se a empresa ganhou R$ 100 mil, não foi você que ganhou, foi o empreendimento. E a empresa precisa de caixa, para fazer ações, para fazer investimentos internos. Esse salário, claro, é você que decide e esse pagamento deve sair do lucro – e precisa estar previsto nas despesas mensais da empresa.
Centenas de empresas milionárias fecham porque não fazem o controle financeiro. E, para isso, você pode muito bem usar um software ou mesmo um caderno – o importante é começar essa gestão de finanças.
Especialistas em empreendedorismo indicam os quatro pontos essenciais para o seu plano de gastos: A Receita (todo o dinheiro que entrou); Despesas fixas e variáveis (despesas fixas é tudo o que já está previsto, variáveis são os gastos fora do planejamento); Investimentos (invista em melhorias para sua empresa, seja elas em equipamentos ou em fundos do caixa) e Movimentação não operacional (aquilo que não influencia na operação da empresa, quando você pega um empréstimo, por exemplo).
Além disso, sempre faça um controle diário das suas finanças e uma previsão de contas. Desse modo, você será capaz de planejar o futuro da sua empresa com os pés no chão.

Leia também: CHEGOU A HORA DE ACERTAR AS CONTAS COM O LEÃO



Deixe uma resposta