O que é o e-Social e seus benefícios?

Entrou em vigor na segunda-feira 16/07 a obrigatoriedade de adesão ao eSocial para todas as empresas com faturamento anual de até R$ 78 milhões.

O projeto integrante do Sistema de Escrituração Pública Digital (SPED) tem como objetivo simplificar e unificar a entrega das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais em todo país. Ou seja o eSocial é uma versão do SPED para a área trabalhista, que contempla informações acessórias enviadas por meio de declarações como CAGED, RAIS, GFIP e DIRF.

O uso do sistema vai permitir mais controle sobre pagamento de tributos e aumento da arrecadação, pois o governo contará com uma informação única, consistente e de validade.

Entre os documentos que fazem parte do eSocial estão:

  • Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED)
  • Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP)
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
  • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)
  • Livro de Registro de Empregados (LRE)
  • Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)
  • Comunicação de Dispensa (CD)
  • Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP)
  • Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF)
  • Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF)
  • Quadro de Horário de Trabalho (QHT)
  • Manual Normativo de Arquivos Digitais (MANAD)
  • Guia da Previdência Social (GPS)
  • Guia de Recolhimento do FGTS (GRF)


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