Qual a melhor escolha? Lucro Real ou Presumido?

O regime tributário é essencial para a sobrevivência de uma empresa. O empresário brasileiro vive uma constante luta para driblar o peso dos tributos a fim de proporcionar uma carga tributária menos onerosa.

Entre os regimes tributários temos o lucro real e o lucro presumido, que estão entre os mais utilizados no Brasil. Isso se deve ao fato de que a legislação determina que algumas empresas não podem aderir a um determinado regime tributário. Algumas restrições se aplicam no caso de opção pelo Lucro Presumido e mais restrições se aplicam no caso de opção pelo Simples. Porém, todas podem ser Lucro Real. A restrição mais conhecida pelas pessoas seja a do faturamento: R$ 4,8 milhões anuais para enquadramento no Simples e até R$ 78 milhões anuais para Lucro Presumido.

Por isso é essencial fazer uma análise tributária e buscar profissionais com conhecimento para orientar e, principalmente, que estejam atualizados e entenda todos os impactos das escolhas do empreendedor. Também é importante que o empresário desenvolva mecanismos de controle de suas operações para tomadas de decisão, independente do regime de tributação que escolheu.

As exigências com referência às obrigações acessórias das empresas do Lucro Presumido ou do Lucro Real são muito semelhantes.
No Lucro Real, o imposto de renda e a contribuição social sobre o lucro são determinados a partir do lucro contábil, apurado pela pessoa jurídica, acrescido de ajustes (adições e exclusões). O PIS e COFINS são determinados através do regime não cumulativo, creditando-se valores das aquisições realizadas de acordo com os parâmetros e limites legais.
No Lucro Presumido realiza-se a tributação simplificada do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro (CSLL) . Outro detalhe é que as empresas tributadas pelo Lucro Presumido não podem aproveitar os créditos do PIS e da COFINS, por estarem fora do sistema não cumulativo, no entanto, recolhem tais contribuições com alíquotas mais baixas do que aquelas exigidas pelo Lucro Real.