Quanto custa para abrir um CNPJ?

Para abrir uma empresa, compreende em uma série de custos, diretos e indiretos, que variam de acordo com o regime tributário e com as expectativas de quem está começando um novo negócio. A parte boa é que as coisas estão cada vez mais simples e mais rápidas de serem feitas, mas ainda assim há muita burocracia para ser enfrentada.

O custo médio de abertura de uma empresa no Brasil é de R$ 1.581,16. Segundo o relatório global Doing Business 2017.  Ainda o relatório aponta que leva em média 79,5 dias para se concluir esse processo de abertura.

Para se abrir uma empresa no Brasil, em linhas gerais é necessário arcar com:

  • DARE (Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais)
  • DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais)
  • Junta Comercial
  • Certificado Digital

Além de uma boa consultoria de um profissional de contabilidade em muitas modalidades tributárias,e posteriormente, o acompanhamento mensal. Lembrando que os valores variam de estado para estado e o tipo de empresa que será aberta. Outros pontos que podem ser somado à esse gasto inicial são, o registro de marca, materiais como cartões de visita, papelaria, registro de domínio e hospedagem de website.

É necessário ter em mente, que não basta apenas ter um CNPJ,  um dos itens que é deixado de lado com muita frequência, por exemplo, é o estabelecimento de um pró-labore, ou seja, um salário mensal para si mesmo. Fazendo assim, com que você não misture seus gastos pessoais com o da empresa e vice-versa.

Em caso de dúvidas, procure uma empresa de contabilidade, para abrir uma empresa desde o início do jeito certo e evitar problemas futuros. Pode até ser um custo maior, mas te ajudará a economizar no futuro.

 

 



Deixe uma resposta